Grupo Santa Celina

Blog

Telepsicologia: Um Avanço na Saúde Mental

jan 20 - 2021 0 comentários visualizações

A pandemia da Covid-19 trouxe juntamente consigo um grande impacto nas estatísticas da saúde mental em milhões de pessoas no mundo.

 

Em outubro, a OMS publicou um relatório onde apontou que a crise decorrente da covid-19 perturbou ou paralisou os serviços de saúde mental essenciais em 93% dos países. O organismo salientou também que a emergência sanitária aumentou a necessidade destes serviços.

 

Diante desse cenário podemos considerar a Telepsicologia como um grande avanço na Saúde Mental, pois trata-se de uma ferramenta da psicologia para que os atendimentos ocorram remotamente, sem que o paciente precise sair de casa. Vai de encontro à necessidade do isolamento social, bem como aos cuidados com a saúde mental de todos aqueles que adoeceram com o estresse ocasionado pelo coronavirus.

 

Muitos pacientes têm procurado a Telepsicologia ou como também podemos chamá-la de Terapia On-Line para tratar doenças mentais como depressão, ansiedade, insônia e o TEPT – Transtorno Estresse Pós-Traumático decorrentes da pandemia.

Pacientes que já apresentavam essas doenças relatam um agravo no quadro após contaminação pela covid-19; o que sugere também que o Coronavírus lesiona áreas cerebrais, além de todo sofrimento emocional que traz consigo diante do isolamento, da perda de contatos sociais, da iminência de morte, da rápida transmissão, perda de emprego e da possibilidade de contaminação e reinfeção, como alguns estudos já apontam.

 

A Telepsicologia da GSC – Integradora de Saúde, Dasa e Rede Ímpar não perdeu tempo e criou o seu próprio serviço de Terapia On-line, personalizado com as características de seus clientes, atuando fundamentalmente na coordenação do cuidado dos pacientes e proporcionando à esses uma jornada integral de tratamento físico e psíquico-mental.

 

O serviço foi criado em junho/20, auge da crise do Coronavírus, e a equipe de psicólogos quadruplicou em um período de apenas 06 meses. Mais de 3mil atendimentos foram realizados. Quase 50% dos pacientes tiveram alta em um intervalo de 02 a 03 meses.

 

Prova de que o serviço tem sido grande sucesso e de fato auxiliado vidas à terem melhor saúde psíquica é o NPS – índice que mede a satisfação do cliente que tem variado entre 95 a 97 em uma escala de 100; sem contar vidas que foram impedidas de cometer suicídio graças a conduta cautelosa e de extremo profissionalismo de uma equipe forte e preparada.

 

Simone Matias

Psicóloga

Especialista Terapia Cognitiva-Comportamental

Atuação de 15anos com pacientes psiquiátricos graves

Coordenadora Telepsicologia GSC, Dasa, Rede Ímpar

Faça o seu comentário

Após a publicação do seu comentário, ele será avaliado antes de aparecer no nosso site.