Grupo Santa Celina

Blog

Prevenção de quedas na visita clínica

set 17 - 2020 0 comentários visualizações

Com o rápido envelhecimento da população no Brasil, a prevenção de trauma no idoso é um dos temas que merece atenção especial das equipes multiprofissionais. A Dra. Rosalía Matera, professora e médica gerontóloga da Rede GSC, com mestrado e doutorado pela Unicamp, apresentou na dasa.educa uma videoaula na qual abordou vários pontos sobre a queda, que pode ser considerada um evento sentinela e sinalizar para alguma doença.

 

Um recente estudo sobre o perfil de queda de idosos na população brasileira, publicado na Revista de Saúde Pública, aponta uma prevalência de quedas de 25,1%, com maior ocorrência em mulheres a partir dos 75 anos e a fratura de fêmur como um dos principais desfechos. “É interessante notar que 70% das quedas ocorrem dentro de casa, especialmente no quarto e no banheiro, por isso o profissional de saúde precisa analisar esses ambientes”, afirma Dra. Rosalía.

 

Abordar a prevenção de queda na anamnese ou visita clínica ao idoso é uma forma de garantir mais saúde, prevenção e cuidado a essa população, lembra a médica.

 

Para acompanhar a videoaula completa, acesse o canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=p8ZBHfDMBIQ&feature=youtu.be.

 

Faça o seu comentário

Após a publicação do seu comentário, ele será avaliado antes de aparecer no nosso site.