Grupo Santa Celina

Blog

Descubra como a gestão de saúde reduziu taxa de internações dos colaboradores

set 02 - 2019 0 comentários visualizações

A atenção primária à saúde tem uma importância tão fundamental na vida dos colaboradores de uma empresa que seus resultados podem impactar positivamente a produtividade da companhia. Compartilhamos o caso de uma empresa que, em apenas seis meses, reduziu 23% a média mensal de internação de seus colaboradores.

 

O cliente trouxe para a GSC – Integradora de Saúde o problema de integrar a gestão da saúde na atenção primária entre seus colaboradores. “Utilizando o Gestão de Saúde 360°, da GSC, fizemos um trabalho de parceria, mapeando, organizando e coordenando os cuidados e ações dos serviços de saúde desta empresa”, explica Claudia Maricate, superintendente de Produtos da GSC.

 

O primeiro passo desse trabalho foi analisar a população do cliente. O grupo de colaboradores, em torno de 1.150 pessoas e com idade média de 39 anos, apresentou o perfil típico dessa faixa etária: sedentarismo, sobrepeso e estresse ocupacional. Por isso o modelo de gestão de saúde desenhado buscou combater esses problemas, engajando o paciente no autocuidado.

 

Como a companhia já possuía um ambulatório próprio, a GSC passou a gerir diretamente no cliente, fazendo a gestão do cuidado, integrando toda a equipe de médicos e multidisciplinar. Por meio de uma plataforma de gestão, a jornada de cada paciente foi incluída em prontuários únicos que podiam ser acompanhados por toda a equipe de saúde.

 

O acolhimento de uma enfermeira junto ao paciente e seu engajamento no programa foram outros pontos de destaque no atingimento das metas.  A enfermeira passou a acompanhar pacientes com doenças crônicas, por exemplo, enquanto a área de Recursos Humanos investiu em um plano de comunicação especialmente voltado para a conscientização do time em relação à saúde e à importância de sua adesão ao modelo que preza a atenção primária e a prevenção de doenças.

 

Segundo a superintendente, a aderência e sucesso do projeto podem ser traduzidos em números: o NPS (Net Promoter Score), índice que mede a satisfação dos usuários, chegou a nota 88, na zona de excelência.

Faça o seu comentário

Após a publicação do seu comentário, ele será avaliado antes de aparecer no nosso site.